The Search Marketing Blog

quarta-feira, novembro 16, 2005

Os infomediários

Links Patrocinados
Era isto que procurava?

No inicio a Internet como peça fulcral na construção de uma nova forma de fazer negócios baseva-se essencialmente na premissa de que o produtor passaria a relacionar-se directamente com o consumidor. A figura do intermediário estava condenada.

O que a realidade veio demonstrar não foi o que se pensava. Até pelo contrário, a Internet não só não eliminou o conceito de intermediário, como introduziu um novo tipo de intermediários, que são chamados na literatura de "infomediários".

A internet não é mais que uma montanha gigantesca de informação oferecida por "produtores" que os consumidores não conseguem encarar por si. O papel dos infomediários é encontrar formas de filtragem e apresentação de informação, maximizando a utilidade que dela se pode retirar.

E a importância destes agentes está patente num facto: os grandes vencedores do mundo pós crash dot.com são infomediários: e-bay, expedia, yahoo, google, e mesmo a amazon é mais um infomediário que uma empresa de retalho.