The Search Marketing Blog

terça-feira, junho 21, 2005

Google implementa Site Targeting

Para já é apenas uma versão Beta, e nem sequer está disponível para todos os clientes do serviço Google Adwords.

Trata-se de uma ferramenta que permite escolher os sites da rede de conteúdos do Google onde os anúncios vão aparecer (actualmente é um algoritmo do Google que faz a escolha de acordo com as keywords licitadas).

Esta alteração traz algumas novidades, a principal é a substituição do Pay per Click, por um modelo de pricing CPM (embora com nuances em relação ao que se vê tradicionalmente: o anunciante determina o seu CPM máximo, e um algoritmo Google garante que o orçamento não é ultrapassado).

É certo que esta alteração terá certamente mais impacto noutros países que em Portugal, já que os sites de conteúdos portugueses diferenciados com uma solução Ad Sense, que geram tráfegos elevados são poucos.

O resultado é que os anunciantes portugueses vão debater-se por um destes raros lugares, fazendo disparar os preços e baixar o ROI.

Espero para ver.