The Search Marketing Blog

quinta-feira, novembro 24, 2005

Como ser o primeiro no Google - Parte 2

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Antes de mais, temos que ser amigos das aranhas.

Os milhões de páginas web que os motores de busca colocam à disposição para pesquisa, não são a Internet, são apenas uma fracção dela.

Lição #1: Antes ser o primeiro no Google, o site tem que estar no Google.


Em linguagem técnica, um site tem que antes de mais ser indexado.

Essa indexação é feita por aplicações, chamadas Bots (também lhes chamam Spiders ou Crawlers). O bot do Google chama-se originalmente Googlebot. Estas "aranhas" percorrem a web e vão gravando as páginas que visitam, nos servidores. Apenas as páginas que o Bots visitam, poderão ser mais tarde encontradas pelos utilizadores finais.

Para percorrer a web, os bots fazem aquilo que um visitante normal faz - seguem links. O problema é que existem certos links que estas aplicações, não conseguem seguir.

Lição #2: Os bots, genericamente falando, apenas conseguem seguir links simples de texto ou de imagem.

São três as grande barreiras que impedem uma boa indexação:

1. Links em páginas construidas com frames
2. Links em sites desenvolvidos com tecnologia flash
3. Links inseridos em menus de navegação desenvolvidos em Java Script

Nestes casos, na melhor das hipóteses, apenas a Home Page é indexada, sendo a Spider obrigada a voltar para trás - o efeito ricochete.

Para saber se um site foi indexado no Google, basta escrever na caixa de pesquisa - site:www.o-teu-site.com .

Existem contudo soluções capazes de rodear estes obstáculos, e que tornam um site spider-friendly.