The Search Marketing Blog

quinta-feira, junho 23, 2005

Estudo iCrossing

Como 95% dos estudos feitos sobre Search Marketing, este também se limita à realidade americana

A Harris Interactive a pedido da iCrossing realizou um estudo sobre Comportamento de Pesquisa, cujas conclusões foram divulgadas hoje.

Duas delas são bem interessantes.

Conclusão 1

56% dos internautas americanos não distingue os resultados orgânicos dos resultados pagos nos motores de busca.

E a experiência do uso da internet não faz alterar os números de forma radical: em utilizadores com mais de 5 anos de net, o número só diminui 3%.

Isto quer dizer duas coisas: primeiro, o grau de maturidade global de um internauta tipo, no que respeita a pesquisa, é médio-baixo; em segundo lugar os motores de busca não estão a fazer tudo para fazer a distrinça entre os dois tipo de resultados.

Mas qual a acção das pessoas que sabem a diferença? Não se dignam a clicar em sites que pagam para ter bons rankings, ou pensarão que quem está diposto a pagar para receber tráfego deve ter um site que vale a pena visitar?

Conclusão 2

51% dos internautas utiliza os motores de pesquisa como parte integrante do seu processo de decisão de compra. Desses, 80% utilizam-nos para comparar preços.

Importa saber de que tipo de produtos estamos a falar, sobretudo no que respeita ao grau de envolvimento, afinal de contas, comprar um automóvel é diferente de comprar um sabonete.