The Search Marketing Blog

sexta-feira, junho 24, 2005

O Sapo não é um motor de busca

"Motores de busca e directórios" é uma expressão que um Search Marketer que pretenda ser exaustivo, deve usar sempre que fala sobre as suas funções.

Estes dois tipos de site oferecem aos utilizadores a mesma funcionalidade: ordenar sites de internet segundo um algoritmo que se espera que priveligie a relevância. Mas antes de ordená-los, é necessário saber que sites existem.

É neste processo prévio que está a diferença entre um motor de busca e um directório.

Um motor de busca faz este indexação de forma automática, através de um software vulgarmente designado de robot, bot, spider ou crawler. Estes "animais" percorrem a web passando de link para link e pelo caminho vão gravando as páginas numa base de dados, que depois é pesquisada por todos nós.

Um directório cria essa base de dados de forma mais artesanal. São os gestores dos sites que os sugerem/submetem através do preenchimento de um formulário online. E normalmente só fica disponível para pesquisa, depois de ser revisto por um editor humano.

É o caso dos grandes fornecedores de pesquisa portugueses.