The Search Marketing Blog

segunda-feira, junho 27, 2005

Pesquisa, Acção!

Os preços da publicidade tradicional baseiam-se em suposições: dos leitores/espectadores/ouvintes que poderão "consumir o suporte", quantos dar-se-ão conta do anúncio que lá está, e desses, quantos é que ficam com a curiosidade para no minimo, procurar mais informação sobre o produto publicitado.

Daí a célebre frase: metade do investimento em publicidade não resulta, ninguém sabe é dizer qual.

Acontece que na Internet, tudo pode ser medido. Os filtros que se podem colocar por cima de uma campanha, podem ser de tal forma refinados, que não só se pode saber qual o investimento que resulta, como em última análise pagar-se apenas pelos contactos que se tornam em clientes.

Não obstante, o modelo mais comum, ainda é o menos fino de todos: o CPM (Custo por Mil Impressões), um modelo em nada superior ao que é praticado no mundo offline.

Vem depois o PPC (Pay per Click), onde o anunciante apenas paga pelos cliques que o anúncio recebe. O investimento em publicidade PPC tem um retorno bem maior do que em CPM - não só se sabe que o consumidor viu o anúncio como sabemos que clicou nele.

No topo da cadeia alimentar está o PPA (Pay per Action). O anunciante só paga caso o consumidor execute uma determinada acção: subscreva uma newsletter, compre um produto...

O Pay per Action, mais em voga e com mais futuro é o Pay per Call. Os anúncios deste tipo contém um número de telefone do tipo 1-800 ou 1-900, e é apenas quando alguem os usa (para solicitar mais info), que o anunciante paga.

Ainda duvidam sobre a metade que resulta?